A escassez de chuvas nos meses de novembro e dezembro fez com que a colheita de soja no Paraná tenha sido antecipada, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) do estado.
A previsão inicial do departamento era de que a safra de verão começasse a ser colhida a partir de 20 de janeiro, mas 5% dos 561 mil hectares de soja plantados no Oeste do Paraná já foram colhidos duas semanas antes do previsto.
Segundo o técnico do Deral Jovelino José Pértille, a falta de umidade é um problema para a lavoura. "Há falta de produtividade e qualidade no grão colhido", afirmou.
Em algumas regiões, a produtividade está próxima dos 1 mil quilos por hectare - quando o normal é que seja superior a 3 mil quilos por hectare.
O último levantamento do Deral, de dezembro, previa uma quebra de 8% na safra, mas a tendência é que este índice seja revisto para cima.
"De lá para cá as coisas pioraram. Os produtores não estão conseguindo colher o suficiente para pagar o óleo das máquinas agrícolas", afirmou Pértille.
0 Comentários