A higiene e a limpeza das ordenhadeiras é um assunto que necessita ser explicado aos produtores pois as condutas higiênico-sanitárias realizadas na propriedade podem prejudicar a eficiência dos tratamentos térmicos efetuados no estabelecimento processador. Assim, boas práticas de ordenha poderão interferir positivamente na obtenção do produto final ao consumidor.
Dentro a atividade da pecuária de leite a ordenha pode ser considerada uma das tarefas mais importantes. A produção de leite de alta qualidade implica na necessidade de um manejo de ordenha que reduza a contaminação microbiana, química e física do leite. Tais medidas de manejo envolvem todos os aspectos da obtenção do leite de forma rápida, eficiente e sem riscos para a saúde da vaca e a qualidade do leite.
A adequada higiene do úbere é uma das medidas mais importantes na prevenção de novas infecções intramamárias. Como existe relação direta entre o número de bactérias presentes nos tetos e a taxa de infecções intramamárias, todos os procedimentos para redução da contaminação dos tetos auxiliam no controle da mastite. Com uma menor carga microbiana na superfície dos tetos, há redução na taxa de novas infecções intramamárias e na contagem de células somáticas (CCS) do tanque.
Dentre as principais práticas de produção que objetivam a melhoria da higiene da ordenha, podem-se destacar: evitar lesões nas vacas e a introdução de contaminantes no leite, garantir boas condições higiênicas durante a ordenha, manter uma correta armazenagem do leite após a ordenha.
Pensando nesse assunto, que é de suma importância, produtores de leite procuraram o IDR-Paraná no município de Iretama para que fizéssemos uma reunião e ajuda-los nessa demanda, então nesta terça feira dia (28/03) fizemos uma palestra, no projeto de assentamento Muquilão para cerca de 20 produtores para explicar como eles devem fazer para higienização da ordenha dos animais e seus equipamentos, para que obtenham um leite de melhor qualidade e com isso que a indústria bonifique mais os produtores que tenha um produto final com mais qualidade.
Segundo a produtora assistida do projeto leite IDR- Paraná, Simoni Eulampi, frisou: “ É muito importante para nos produtores esses tipos de assunto, porque sempre aprendendo e colocamos em pratica na propriedade e teremos um leite de qualidade e receberemos preços melhores”.
Fonte - Unidade de Extensão Rural do IDR-Paraná de Iretama.
0 Comentários