Uma sociedade mais próspera se faz também por meio da acessibilidade dos produtos e serviços financeiros e dos canais de atendimento
Uma das coisas que fazem o Sicredi ser diferente é o atendimento humanizado, com todas as pessoas sendo tratadas de forma igualitária. Para que isso aconteça, a comunicação precisa ser acessível e clara, além de adaptada para as necessidades individuais, como é o caso das pessoas com surdez e/ou com deficiência auditiva.
Foi a partir dessa necessidade que surgiu o atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) voltado às pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva. De forma próxima e simples, o associado pode ser atendido na agência por intérpretes que auxiliam na comunicação. Nos primeiros nove meses de implantação na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, foram realizados 133 atendimentos em parceria com a central de tradução simultânea ICOM.
Outra iniciativa que promove a inclusão de pessoas com deficiência auditiva no atendimento é a videochamada em Libras via WhatsApp. Essa tecnologia está alinhada ao direcionamento de atender às necessidades das pessoas por meio do relacionamento simples e próximo. Para utilizar essa função, a pessoa entra em contato pelo telefone (51) 3358-4770, e o atendimento acontece de forma simples por meio do Theo, a inteligência artificial do Sicredi, e, depois, migra para uma conversa em vídeo ou áudio, de acordo com as necessidades do associado.
Vale lembrar que o site do Sicredi também é acessível em Libras.
Comitê de Inclusão, Diversidade e Equidade
Inclusão, diversidade e equidade são mais do que temas em destaque na sociedade. No Sicredi, essa pauta compõe uma agenda que dialoga com tudo o que a instituição financeira cooperativa faz e a qual aspira. Com base nesses princípios, o Sicredi lançou em dezembro de 2022 o Comitê de Inclusão, Diversidade e Equidade, estruturado com base nas diretrizes orientativas de sustentabilidade para o tema.
O comitê contribui para que a agenda de inclusão, diversidade e equidade seja incorporada de forma transversal na atuação das cooperativas e seja parte da cultura organizacional. O comitê também oferece um direcionamento institucional às iniciativas já implementadas.
Por meio do comitê, o Sicredi contribuiu, cada vez mais, na construção de um ambiente inclusivo e diverso, dando valor à pluralidade de pensamentos, colaboração e inovação.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Inclusão e diversidade se enquadram nos compromissos sociais do Sicredi e fazem parte dos ODS das Organizações das Nações Unidas (ONU), em particular do objetivo 5, que trata sobre a igualdade de gênero, e do objetivo 10, que aborda a redução das desigualdades.
Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP
A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 105 cooperativas do Sicredi, conta com 35 anos de história, mais de 205 mil associados e 96 espaços de atendimento. A área de atuação da cooperativa abrange 43 localidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades do grande ABCD (www.sicredi.com.br/coop/vale-piquiri/).
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Patricia Monte
Assessora de Comunicação e Marketing
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