Assim, docemente, Marcellinho, que mora em Fortaleza, no Ceará, inicia a fala ao lado da mãe, entre beijos e abraços, sobre como foi descoberta da gravidez e a descoberta da condição genética de Down. “Era uma vez…”, disse o menino sorridente e amoroso.
Suavemente, Marcellinho, com a candura infantil, sintetiza que a Síndrome de Down não pode ser limitante, não tem grau, não é doença nem contagia. “Diagnóstico não é destino”, afirmou o menino. “Se liga”, ensinou ele. (vídeo abaixo)
Vídeo
Na página @marcelloomeninim, Raquel posta mil e uma situações hilárias do filho. Simpático, falante e gracioso, Marcellinho ensina a desconstruir preconceitos e discriminação.
No vídeo, ao falar sobre a descoberta da gravidez da mãe, por exemplo, ele contou: “Vai ser um menino de 5 anos”. A mãe corrige: “Cinco anos, você tem hoje. Vai ser um menino”.
Marcellinho rapidamente decretou. “Ele vai ser o menino mais amado do Planeta Terra”, disse ele, descrevendo as características físicas das pessoas com Down.
“Ele tem orelhinhas bem baixinhas, olhinhos amendoados, narizinho bem pequeninho e a linguinha grossinha”, afirmou o menino.
Ao assistir ao vídeo, a dúvida: se a gente chora de emoção ou sorri pela espontaneidade do menino.
Vestidos com as camisetas da campanha anticapacitista, Raquel usa uma amarela escrita “Oportunidade” e Marcellinho veste uma preta, na qual se lê “Diversidade”, os dois demonstram e mostra que o amor tudo supera inclusive as dificuldades e vence o preconceito.
Obrigado, Marcellinho, você já faz a diferença!
Nas redes sociais
O encanto nas redes sociais com Marcellinho foi tremendo. E ele já ganhou muitas fãs.
“Marcellinho , me apaixonei por você”, afirmou uma seguidora.
Outra internauta elogiou Raquel. “O amor mais parecido com o amor de Deus é o amor de uma mãe”, disse.
Raquel ao lado de Marcellinho foi lembrada pela forma como fez o filho compreender a condição genética que tem.
“O poder do amor de uma mãe. Raquel, você é incrível e o Marcellinho é o menino mais amado do planeta terra”, ressaltou.
Uma seguidora acrescentou: “Minha nossa, fofura pura, que amor. O maior tesouro que uma mãe pode transferir ao seu filho, é o ensinamento. Parabéns, Raquel seu ‘menino de 5 anos’ Marcelinho é ‘maravilindo’”.
Síndrome de Down
É uma condição genética que atinge o par 21 de cromossomos, no caso das pessoas com a síndrome, aparece com três exemplares – conhecida como trissomia. Nos demais, são 22.
Com base em estatísticas nacionais, nascem 4,16 bebês com a síndrome a cada 10 mil recém-nascidos.
De acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), que reúne dados oficiais do país, foram notificados 1.978 casos de Down de 2020 a 2021.
A exemplo do vídeo do Marcellinho com Raquel, em que ele descreve algumas características físicas das pessoas com Síndrome de Down, é possível observar outras, como o cabelo liso e fino, flacidez muscular, mãos pequenas com dedos curtos e única prega na palma da mãozinha.
Com a descoberta que a criança tem essa condição genética, é preciso buscar apoio numa rede multiprofissional para compreender tudo e saber como lidar com a criança.
A criança com Síndrome de Down tem desenvolvimento em outro ritmo diferente das demais, exigindo um trabalho de estimulação para viver o seu potencial.
Assista ao vídeo do menino com Down contando sua história com a mãe:
0 Comentários