A Defesa Civil de Pitanga informou no início da noite desse domingo, 29 de outubro, que cerca de 400 famílias estão desalojadas e pelo menos 90 estão desabrigadas em função das fortes chuvas que ocorrem desde a noite da sexta-feira, 27 de outubro, em todo o estado do Paraná.
Nesse domingo, os níveis dos rios Ernesto e Pitanga subiram acima da calha e inundaram boa parte da região urbana. Além das residências, a água alagou empresas fazendo com os donos passassem o domingo fazendo limpeza e contabilizando os prejuízos. A prefeitura de Pitanga, por meio das secretarias de Ação Social, Obras e Viação, Agricultura, e a Defesa Civil municipal passaram o dia atendendo as famílias afetadas pelas chuvas, com a retirada de móveis e ajudando com alimentação e apoio. No início do mês, boa parte dessas famílias já havia sido afetada pela cheia dos rios. A informação é que no início da noite do domingo, o nível dos rios começou a baixar e, caso as chuvas não se intensifiquem, a tendência é que boa parte dos afetados possam voltar às residências.
Uma reunião de emergência será feita ainda nessa noite, na prefeitura de Pitanga, para avaliar os estragos e definir as próximas ações a serem realizadas pelo município.
Além disso, diversas localidades do interior do município foram afetadas, como as comunidades do Rio do Meio, Patrimônio dos Cajos, com as águas dos rios subindo e afetando lavouras e construções. A rodovia PR-466, próximo à entrada para o Frigodasko, ficou inundada por um período e os veículos tiveram dificuldades em passar pelo local. Na rodovia entre Pitanga e Boa Ventura do São Roque houve deslizamentos em quatro pontos, interditando parte da pista.
Fonte: Jornal Paraná Centro - Via Blog do Elói
0 Comentários