O programa "Trator, Implementos e Equipamentos Solidários para a Agricultura Familiar" do Paraná, oferece financiamento a preços reduzidos para pequenos produtores rurais adquirirem tratores, pulverizadores e colhedoras. É resultado de uma colaboração entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a Fomento Paraná, instituições financeiras, cooperativas de crédito e fabricantes de maquinário agrícola.
Destinado a produtores com terras de 12 a 80 hectares e renda bruta anual de até R$ 500 mil proveniente da agricultura, o programa já entregou cerca de 12 mil tratores desde a sua criação. Inicialmente focado em tratores de 55 a 75 CV, agora também financia colhedoras de grãos de no mínimo 175 CV e pulverizadores de até 900 l.
Uma característica do programa é a segurança oferecida aos beneficiários pelo Sistema de Equivalência em Produto, sustentado por recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico. Esse sistema garante a complementação da poupança anual para pagamento do financiamento, caso o valor economizado pelo agricultor seja inferior ao pactuado. Além disso, os preços dos equipamentos financiados são de 10 a 15% menores que os de mercado.
Para participar, os agricultores devem procurar a unidade do IDR-Paraná em seu município, preencher uma pré-proposta para análise cadastral por um agente financeiro e aguardar autorização da Seab. Uma vez autorizado, o técnico do IDR-Paraná elabora o plano de crédito e encaminha para os bancos credenciados realizarem o financiamento e a liberação dos equipamentos.
No município de Boa Esperança, o agricultor: Valdeci de Souza Matias Junior, adquiriu através do IDR-PR, Banco do Brasil, e M.A.Maquinas, um trator através do programa Trator e Equipamentos Solidários. O equipamento adquirido é da marca: John Deere, modelo: 5080, ano: 2023. O proponente recentemente constituiu família, e começou a desenvolver atividades agrícola em uma área de aproximadamente 10 alqueires (24,2 há), onde planta soja, milho safrinha..., mas ainda mantém vínculos de trabalho com seus pais. Isso sugere uma iniciativa voltada à modernização, eficiência na agricultura familiar local, evitando o êxodo rural, contribuindo para sucessão familiar, proporcionando aos envolvidos melhores condições de trabalho e potencial aumento na produtividade das suas lavouras.
Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Boa Esperança.
0 Comentários