Na último quinta-feira (09/05/2024), agricultores e técnicos da Fiação de Seda Bratac, Dream Fértil-Fertilizantes Orgânicos e IDR-Paraná se reuniram em uma tarde de campo no sítio São Marcos Assentamento Luz, localizado na comunidade Rio do Leão. O evento, focado na adubação orgânica na cultura de amoreira, a principal fonte alimentar do bicho da seda, ofereceu informações para a troca de ideias sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas e o papel das políticas públicas no desenvolvimento sustentável.
Com a mudança da produção convencional para produção orgânica e na preservação do meio ambiente, a cultura da amoreira (Moraceae) tem se destacado como uma alternativa promissora. Sua importância é especialmente evidente na sericicultura, a criação de bichos-da-seda para a produção de seda, que atende a indústria de grande tradição econômica no estado Paraná.
Durante a tarde de campo, os produtores familiares tiveram a oportunidade de explorar de perto técnicas inovadoras de adubação orgânicas específicas para a cultura da amoreira. Com a nova tecnologia do uso do fertilizante orgânico (Dream Fertil), técnicos compartilharam conhecimentos valiosos sobre como maximizar a produtividade de forma sustentável, preservando os recursos naturais e reduzindo o impacto ambiental.
Além das discussões práticas, o evento também abordou o papel fundamental das políticas públicas no apoio à agricultura orgânica e sustentável. O extensionista do IDR-Paraná, Clóvis José Rosa, destacou a importância da regulamentação e do incentivo financeiro para promover práticas agrícolas mais responsáveis.
"Estamos testemunhando um movimento crescente em direção a uma agricultura mais sustentável e ecológica", afirmou Clóvis do IDR, "Eventos como este não apenas fornecem conhecimento prático, mas também inspiram uma mudança de mentalidade e promovem o diálogo entre diferentes setores da sociedade".
A tarde de campo sobre adubação orgânica na cultura de amoreira não apenas ofereceu informações valiosos para os agricultores locais, mas também serviu como um lembrete da importância da colaboração entre governo, comunidade e setor privado na busca por soluções ambientalmente conscientes. Com um compromisso renovado com a sustentabilidade, nossa comunidade está pavimentando o caminho para um futuro agrícola mais verde e próspero.
O Município de Luiziana chegou a ter 60 famílias envolvidas na atividade e atualmente são 15 famílias, área de 22,0 hectares. Para o ano de 2024 existe a possibilidade de mais 4 famílias entrar na atividade.
Unidade de extensão rural do IDR-Paraná - Luiziana
0 Comentários