Últimas Notícias

img4

Sistema Seagri, Gaema e Coresan realizam oficina sobre Segurança Alimentar e Nutricional.

 


Nos dias 17 e 18 e julho foram realizadas 02 oficinas com a participação de municípios da região, onde foram abordados o processo de Adesão ao SISAN Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Elaboração de Planos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional – PLAMSAN. O evento foi organizado e realizado pelo Sistema Estadual de Agricultura – SEAGRI, representado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento – SEAB e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR-Paraná, Ministério Público do Paraná, por meio do GAEMA – Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Regional Campo Mourão) e CORESAN – Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional.

O SISAN tem por objetivo promover a formulação e articulação de políticas de segurança alimentar e nutricional em nas três esferas de governo, bem como o monitoramento dessas politicas no que diz respeito ao direcionamento de recursos aos programas que visam combater a insegurança alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade social. Este tema foi tratado no primeiro dia com representantes de 09 municípios da região que ainda não iniciaram o processo de adesão.

No dia 18/07 foi abordado o tema Elaboração de Planos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional – PLAMSAN, os planos municipais são uma ferramenta poderosa para a garantia e promoção da segurança alimentar da população, pois são o resultado do processo de organização, participação e mobilização da sociedade civil e poder público, com o objetivo de garantir o melhor uso dos recursos públicos. A partir de um diagnostico municipal e dos debates realizados nos espaços de deliberação e controle social, são definidos os objetivos e metas de acordo com as diretrizes da Politica Nacional de Segurança Alimentar. Esta oficina foi direcionada aos municípios que já possuem a adesão ao SISAN homologada, neste dia participaram representantes de 13 municípios da região.

Nas oficinas o palestrante foi o do Dr. Valdenir Veloso NETO, Secretário-Executivo do CONSEA/CAISAN Paraná.

Além dos representantes municipais, o evento contou com a presença da Dr. Rosana Araújo de Sá Ribeiro, a Promotora de Justiça destacou a importância da alimentação de qualidade a ser ofertada a população, lembrando do compromisso de que até 2030, o Paraná deverá fornecer 100% da merenda escolar oriunda da agricultura orgânica.

O chefe do núcleo da SEAB de Campo Mourão, João Ricardo Barbosa Rissardo, destacou que as Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, perpassam por todas as esferas da administração pública e os municípios possuem papel fundamental em sua implementação.

Para que alimentos em quantidade e qualidade estejam disponíveis nas mesas, um conjunto amplo de programas e projetos são desenvolvidos e trabalhados pelo Sistema SEAGRI, através do IDR-Paraná, o gerente regional Jairo Martins de Quadros, participou nas duas oficinas e deixou a equipe a disposição dos municípios para articulação e organização dos trabalhos.

O evento foi realizado no Anfiteatro do Centro Universitário Integrado Unidade Campus e contou com a participação de 85 pessoas de 22 municípios da COMCAM.

Fonte - Núcleo da SEAB de Campo Mourão





Postar um comentário

0 Comentários