A Expogoio 2024 foi o maior evento do setor agropecuário da Região de Campo Mourão, realizado entre os dias 08 a 12 de agosto, numa realização da Sociedade Rural de Goioerê, com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – Seab, que através do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR-Paraná, apresentou as ações, projetos e políticas públicas direcionadas aos agricultores e pecuaristas de nosso Estado, no tradicional ciclo de palestras, na feira da agroindústria e na via rural.
A Via Rural foi bem avaliada nas edições anterior e reinstalada neste ano, ocupando um novo espaço reservado ao IDR-Paraná e parceiros para apresentar as oportunidades do Banco do agricultor para melhorar a diversificação e incremento de renda na região. Foram apresentados os projetos possíveis de subvenção no banco do agricultor: Programa Renova Paraná, de fomento a instalação de energias renováveis nas propriedades rurais, especialmente energia solar; Programa Trator Solidário; Programa Irriga Paraná; Projeto Olericultura, através do cultivo hidropônico de hortaliças; Programa Inseminação Artificial – PIA; diversificação com a apicultura, piscicultura e manejo de solos.
O IDR-Paraná também ficou responsável pela organização da Feira da Agroindústria Familiar, com participação de 10 produtores do Paraná, com conservas, doces, sucos, uvas, frutas cristalizadas e plantas desidratadas.
O Ciclo de Palestras Agropecuárias, que neste ano completou sua 21ª edição, sempre organizado pelo IDR-Paraná, foi realizado de 08 a 10/08, teve recorde de público pela qualidade dos palestrantes e temas das palestras, no primeiro dia 08/08 de manhã foram tratadas boas práticas na produção orgânica de olericolas, com depoimento de produtores de olericolas e agroindústrias sustentável. No mesmo dia foi realizado uma palestra sobre o desenvolvimento agropecuário regional com o diretor técnico da Seab Benno Henrique Weigert Doetzer.
O segundo dia 09/08 foi dedicado ao Projeto Produção Sustentável de Grãos. As palestras de manhã foram estratégias para comercialização de grãos, ferramentas para operação nos mercados futuros e tendências climáticas safra 2024/2025, no período da tarde foram trados a energia solar como alternativa de renda na propriedade rural e administração da produção com a palestra “você maneja melhor aquilo que conhece”.
No último dia do ciclo de palestras, 10/08 de manhã os temas foram “experiência em sistemas de integração lavoura, pecuária e floresta no noroeste do Paraná” e Tipificação de carcaça da raça purunã, presente pela terceira vez na Expogoio, raça da pecuária de corte desenvolvida pelo IDR-Paraná, resultado do cruzamento das raças Caracu, Canchim, Aberdeen Angus e Charolês.
No dia 10/08 a tarde foi realizada a palestra “O agro também e delas”, encerrando assim o 21º ciclo de palestras.
Os trabalhos foram conduzidos e apresentados pelo Gerente regional de extensão rural do IDR-Paraná Jairo Martins de Quadros, pelo coordenador
regional de projetos Sandro Cesar Albrecht e pelos extensionistas Eduardo Campos Barbosa, Renaldo Chagas, Fernando Alves, José Aloizio Basaglia, Jorge Maurino da Silva, José Luis Moletta, Felipe Alvares Spagnuolo, Marcio Perin, Silmara Basaglia, e Salvador Antônio Sarto, estes dois últimos da unidade de extensão rural de Goioerê, que foram os responsáveis por articular e organizar os trabalhos.
Fonte: Unidade de Extensão Rural de Goioerê e Unidade Regional de Extensão Rural de Campo Mourão.
0 Comentários