Últimas Notícias

img4

Tarde de Campo em Araruna discute manejo de solo com uso de plantas “melhoradoras”.

 

Ocorreu nesta quarta-feira (28/08/2024), ás 14:00 horas em Araruna-Pr a “Tarde de Campo” sobre práticas de manejo com plantas de cobertura. O Evento se deu na propriedade do Sr. Zenovio Istchuk, Comunidade Pinheirão. O produtor, juntamente de sua família cultivam mandioca, café, trigo, soja e milho.

Na ocasião, cerca de trinta pessoas estiveram no evento, onde foram apresentadas tecnologias que melhoram a preservação dos recursos naturais e contribuem para o rendimento das culturas. O resultado é a sustentabilidade ambiental e econômica das propriedades rurais.

Celso Daniel Serrato, agente de transferência de tecnologia da meso noroeste do IDR-PR com sede em Maringá, mostrou que diversificação de culturas e controle no tráfego de máquinas são alternativas para minimizar a intensidade e a magnitude da compactação do solo. Ainda, a diversificação dos sistemas de produção visando a diversidade biológica dos sistemas radiculares das culturas de cobertura, bem como de mistura de plantas de cobertura com estruturas distintas é estratégia viável para diminuir os efeitos da compactação, além de melhorar a microflora do solo, contribuindo para controle de pragas, doenças e plantas daninhas.

Eliézer Tierling, Extensionista do IDR-PR de Campo Mourão, comentou que outro fator importante que foi destaque é a contribuição dos resíduos destas plantas que, na superfície do solo, interceptam as gotas de chuva e aumentam a infiltração de água. Esse processo ajuda a reduzir a erosão hídrica acelerada, além de minimizar variações de temperatura e a compactação do solo. Além dos resíduos culturais, a adição de carbono e nutrientes por meio do sistema radicular das plantas e a escarificação biológica, que cria poros de origem biológica conhecidos como bioporos, também são estratégias importantes para o manejo de solos compactados. Essas práticas contribuem para o aumento da produtividade das culturas e para a proteção ambiental.

Sinaney Delvan Bozelli, Extensionista do IDR-PR de Engenheiro Beltrão, mostrou dados de Manejo Integrado de Pragas e Manejo Integrado de Doenças, realizado no estado por técnicos do Instituto. Falou da importância de fazer uma boa amostragem na lavoura para realizar o controle de pragas e doenças no momento certo. Já Eduardo Campos Barbosa, Extensionista do ODR-PR de Farol, falou da importância da inoculação e co-inoculação na cultura da soja, prática importante por participar diretamente da FBN (Fixação Biológica de Nitrogênio) na cultura.

Fonte: Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Araruna-PR






Postar um comentário

0 Comentários