Últimas Notícias

img4

3ª Feira “Caminhos da Produção orgânica” bateu recorde de participantes.

 

A feira realizada ontem na praça São José através da parceria ministério público estadual/ Gaema- grupo de atuação especializada em meio ambiente habitação e urbanismo, IDR-Paraná/Seab e prefeitura com apoio do Sebrae e Sicredi.

Na abertura estiveram presentes o prefeito Tauillo Teselli, Dra. Rosana Araújo de Sá Ribeiro do Gaema, João Ricardo chefe do núcleo da Seab, Celso Ceratto representando a diretoria do IDR-Paraná, Eduardo Akira Azuma secretário de desenvolvimento econômico, ainda estiveram vários secretários, vereadores, lideranças e autoridades locais e regionais, na oportunidade o gerente regional do IDR-Paraná Jairo Martins de Quadros, deu as boas-vindas a todos, comentou sobre os objetivos e finalidades do evento e apresentou o plano de trabalho para a região buscando o aumento da produção orgânica, principalmente visando atingir 100% destes alimentos para merenda escolar até 2030, que e compromisso de estado junto ao ministério público, após assinado o plano foi entregue por Celso Ceratto, representando a diretoria do IDR-Paraná em mãos para Dra. Rosana Araújo de Sá Ribeiro- Promotora de justiça e coordenadora do Gaema-grupo de atuação especializada em meio ambiente habitação e urbanismo, logo após começaram as visitas dos mais de 3.000 participantes, entre professores, produtores rurais, estudantes, lideranças e público em geral de toda região.

A sustentabilidade ambiental, a produção de alimentos seguros, a certificação orgânica, o comercio tradicional e institucional para merenda escolar foram temas debatidos por representantes do IDR-Paraná, Gaema, faculdades, Senar, Sebrae, Adapar, Ceasa, agentes financeiros e os produtores rurais.

Segundo Quadros, as cooperativas da agricultura familiar e os expositores puderam comercializar seus produtos e estabelecer contatos e parcerias para futuros negócios na região, “Graças a grande parceria e adesão dos parceiros fechamos o evento com recorde na participação e incremento significativo nas redes de relacionamento entre os diversos segmentos presentes” finalizou.

A barraca destinada a rodada de negócios teve fluxo constante de pessoas, principalmente na palestra das 10 horas sobre produção e certificação de orgânicos e na outra, ás 14 horas com o tema comercialização e contêiner box do Ceasa. No mesmo local houve exposição de produtos da fábrica de Bioinsumos Evolust de Mamborê e a cooperativa de carnes nobres Maria Macia.

Os agentes financeiros Sicredi, Sicoob, Bradesco e caixa agro etiveram com suas equipes atendendo e divulgando as linhas de credito disponíveis aos visitantes.

A equipe do IDR-Paraná orientou tecnologias de aplicação, produção, comercialização, industrialização, rotulagens, programas e políticas públicas de apoio aos produtores rurais.

Fonte - Jairo Martins de Quadros - gerente regional de extensão rural do IDR-Paraná de Campo Mourão.










Postar um comentário

0 Comentários