Com o objetivo de melhorar a qualidade da água usada pelas famílias rurais paranaenses e garantir o abastecimento nas propriedades, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) apoia e executa ações de proteção de nascentes em propriedades rurais em todo o estado. Na região de Campo Mourão já foram protegidas mais de 400 nascentes utilizando a técnica de solo-cimento.
Como forma de fomentar o projeto, em 2023 o governo do estado lançou o Programa Estadual de Proteção de Nascentes, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), com a meta de preservar 30 mil fontes e minas d’água até 2026.
Além da execução da proteção de nascentes, o IDR-Paraná realiza conscientização quanto a necessidade da proteção da nascente existente na propriedade como forma de preservação da água e também do consumo de água de qualidade. Nesse sentido, foi realizado no último dia 02 uma palestra para cerca de 80 alunos no colégio Estadual do Campo de Alto São João, localizado no distrito Alto São João para tratar sobre o assunto.
No decorrer da palestra foi tratado sobre a importância da água, ressaltando questões sobre escassez e qualidade. Além disso, foi detalhado o passo a passo do processo de proteção de nascente que utiliza a técnica solo-cimento, executado pelo IDR-PARANÁ. A técnica consiste em realizar primeiramente uma limpeza e drenagem da fonte. Em seguida, é preparada a massa solo e cimento que servirá para a construção das paredes e da barragem frontal. Na sequência, são colocados os canos de esgotamento, abastecimento e o cano ladrão. Posteriormente, a área da nascente é preenchida com pedras irregulares (pedra ferro), que funcionará como um filtro físico da água. Por fim, a fonte é lacrada com uma mistura de solo com cimento.
Essa abordagem, que combina a utilização de solo e cimento, tem se mostrado altamente eficaz na preservação das nascentes, proporcionando maior durabilidade e resistência às estruturas de proteção. Além de auxiliar na conservação dos recursos hídricos, a técnica promove a recuperação ambiental, garantindo a manutenção do fluxo de água para consumo e a sustentabilidade das atividades agrícolas na região.
Além disso, foi ressaltado a importância da recuperação e recomposição da mata ciliar em volta da nascente, com o plantio de mudas nativas.
Destaca-se que a ação realizada é de grande importância, visto que são alunos residentes em propriedade rurais em que a maioria utiliza água de nascentes sem proteção, o que compromete a qualidade da água consumida. Com a orientação, passaram a ter conhecimento sobre a execução da proteção de nascente utilizando a técnica solo-cimento como também a importância de se consumir uma água de qualidade, melhorando assim a qualidade de vida no meio rural, analisa a extensionista do IDR-Paraná, Marinalva Oliveira.
Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Roncador.
0 Comentários