Últimas Notícias

img4

Roncador: Produção de Limão Taiti como diversificação da produção é destaque

 


Os irmãos Cicero e Eduardo Schmidt proprietários da Fazenda Progresso localizada no Distrito de Alto São João no Município de Roncador Pr, vem buscando a diversificação da produção na propriedade com o objetivo de ter mais uma alternativa e melhoria na renda que hoje vem basicamente da produção de grãos. Atualmente a propriedade vem investindo no cultivo do limão Taiti e obtendo bons resultados, com um plantio de 2,42 ha implantado em 2020 a propriedade vem produzindo e comercializando cerca de 10 toneladas de limão por safra. Segundo os produtores uma das maiores dificuldades na atividade ainda é a comercialização da produção, para superar esta dificuldade, contaram com o apoio do IDR Paraná através do Técnico Elzo Nunes Alves que atua no CEASA/Pr Unidade de Maringá e que viabilizou o acesso à comercialização com o cadastramento do produtor para realizar o comércio via containerbox/FECAFES.

Vale ressaltar que a Ceasa Paraná e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IDR-Paraná, possui um termo de cooperação técnica financeira para ações integradas voltadas ao desenvolvimento rural e a inserção de agricultores familiares no processo de comercialização de hortigranjeiros que permite também gerar outros desafios e oportunidades, sobretudo no processo de comercialização, o qual proporciona novas possibilidades de negócios além da profissionalização dos agricultores familiares, propondo e incentivando o uso de tecnologias de produção, sustentáveis e implantando uma gestão profissional nas propriedades rurais.

A produção de limão Taiti na propriedade passa a ser uma atividade agrícola importante uma vez que assegura uma renda a mais na propriedade além de otimizar a mão de obra disponível. A intenção é aumentar a área de plantio para aumentar a produção melhorando a rentabilidade da atividade.

Conforme o Extensionista Messias Kalinoski, a produção de limão Taiti é uma atividade promissora e rentável, mas que exige cuidados técnicos, como a escolha adequada do clima e solo, práticas culturais eficientes e o manejo adequado de pragas e doenças. Além disso, a competitividade no mercado e a sustentabilidade são questões-chave para garantir a rentabilidade e a continuidade do cultivo a longo prazo.

Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Roncador.







Postar um comentário

0 Comentários